User Tools

Site Tools


Sidebar




Last news:

changelog



Ubuntu Astronomy is a free Live DVD distributive designed for astronomy amateurs.


pt:start

FIXME This page is not fully translated, yet. Please help completing the translation.
(remove this paragraph once the translation is finished)

DVD Astronomia Linux

O Astronomia Linux é um DVD “live” de 64-bits baseado no Ubuntu Linux 16.04 LTS (suporte de longa duração) mini.iso.

Esta distribuição é concebida para amadores de astronomia familiarizados com o sistema operativo Ubuntu Linux. O download e a utilização são livres e gratuitos. Descarrega-se um ficheiro *.iso que inclui muitos programas de diferentes tipos.

Pode ser experimentado sem instalar permanentemente no disco rígido, de várias formas. A imagem *.iso produz um DVD “live”. Descarrega-se a imagem *.iso e instala-se num DVD ou numa pen USB. Arranca a partir da pen ou do DVD e ela corre sem afectar o sistema instalado. Experimente os programas; nada será gravado no disco rígido do seu computador.

Alternativamente, pode instalar-se a *.iso numa máquina virtual do sistema operativo. Por exemplo, usando o Virtualbox, que está disponível para Linux e Windows. Uma vez instalada, o ficheiro *.iso descarregado pode ser carregado como um DVD e instalado na máquina virtual do Virtualbox. A partir daí pode ser corrida e testada. Nesta situação, os dados também podem ser gravados.

Alguns dos muitos programas incluídos:
Cartas do Céu/Skychart permite o acesso a uma larga colecção de atlas do céu. Este software permite um grande número de possibilidades de estudar objectos celestiais: modo observatório virtual, suporte ao protocolo, SAMP e conversão de catálogos de texto para modo gráfico, com a ajuda do gerador de catálogo CatGen incluído. Também inclui o atlas do céu HNSKY que tem uma função de controle de telescópio através de um servidor INDI. O servidor INDI e as drivers de controle de equipamento são operadas a partir do INDI starter.

O Virtual Moon Atlas está concebido para o estudo da Lua. Virtual Planet Atlas permite explorar Mercúrio, Vénus e Marte. Se quiser criar um observatório robótico, pode usar o KStars, um programa que tem um largo conjunto de ferramentas que podem ser necessárias.

Stellarium, Celestia, Digital Universe, BoPlanets e Where Is M13 são programas de planetário e mapas do céu interactivos.

Lin_guider e PHD2 são usados como auto-guia nas sessões de astro-fotos.

WxAstroCapture, Audela e oaCapture são usados para fotografia da Lua e planetas, enquanto CCDciel, GoQat, OpenSkyImager, Audela e Kstars são usados para tirar fotos de objectos do céu profundo. O suporte de câmaras digitais é feito através da biblioteca libgphoto2. Também é utilizado pelo Entangle, um programa de controlo de câmaras e por uma das drivers INDI. O processamento de imagens astronómicas é feito com o AstroimageJ, o Siril, o THELI GUI, Lxnstack, ImPPG, GCX, C-Munipack, Stackistry, Regim e MicroObservatoryImage. Os programas SAODS9, fv FITS Editor, APT, Aladin, nip2 estão instalados para análise e edição *.FITS .

Para procurar e explorar estrelas variáveis, há dois programas incluídos, o C-Munipack e o Vstar. O Observation Manager (Gestor de Observações) serve como planificador de observações e livro de registo.

Leia mais na Documentação.

O disco “Astronomia Linux 16.04” 64-bits, é de descarga, distribuição e uso livre.

Página do Facebook: https://www.facebook.com/astronomylinux/
News: https://twitter.com/AstronomyLinux/

pt/start.txt · Last modified: 2018/02/02 17:15 by oleh