Last news:
Ubuntu Astronomy is a free Live DVD distributive designed for astronomy amateurs.
Last news:
Ubuntu Astronomy is a free Live DVD distributive designed for astronomy amateurs.
This page is not fully translated, yet. Please help completing the translation.
(remove this paragraph once the translation is finished)
WARNING! You can install and use this distribution without any guarantees.
We are do NOT responsible for the loss of data from your computer during installation of the distribution, as well as during its testing or/and using!
O Astronomia Linux é um DVD “live” de 64-bits baseado no Ubuntu Linux 16.04 LTS (suporte de longa duração) mini.iso.
Esta distribuição é concebida para amadores de astronomia familiarizados com o sistema operativo Ubuntu Linux. O download e a utilização são livres e gratuitos. Descarrega-se um ficheiro *.iso que inclui muitos programas de diferentes tipos.
Pode ser experimentado sem instalar permanentemente no disco rígido, de várias formas. A imagem *.iso produz um DVD “live”. Descarrega-se a imagem *.iso e instala-se num DVD ou numa pen USB. Arranca a partir da pen ou do DVD e ela corre sem afectar o sistema instalado. Experimente os programas; nada será gravado no disco rígido do seu computador.
Alternativamente, pode instalar-se a *.iso numa máquina virtual do sistema operativo. Por exemplo, usando o Virtualbox, que está disponível para Linux e Windows. Uma vez instalada, o ficheiro *.iso descarregado pode ser carregado como um DVD e instalado na máquina virtual do Virtualbox. A partir daí pode ser corrida e testada. Nesta situação, os dados também podem ser gravados.
Alguns dos muitos programas incluídos:
Cartas do Céu/Skychart permite o acesso a uma larga colecção de atlas do céu. Este software permite um grande número de possibilidades de estudar objectos celestiais: modo observatório virtual, suporte ao protocolo, SAMP e conversão de catálogos de texto para modo gráfico, com a ajuda do gerador de catálogo CatGen incluído. Também inclui o atlas do céu HNSKY que tem uma função de controle de telescópio através de um servidor INDI. O servidor INDI e as drivers de controle de equipamento são operadas a partir do INDI starter.
O Virtual Moon Atlas está concebido para o estudo da Lua. Virtual Planet Atlas permite explorar Mercúrio, Vénus e Marte. Se quiser criar um observatório robótico, pode usar o KStars, um programa que tem um largo conjunto de ferramentas que podem ser necessárias.
Stellarium, Celestia, Digital Universe, BoPlanets e Where Is M13 são programas de planetário e mapas do céu interactivos.
Lin_guider e PHD2 são usados como auto-guia nas sessões de astro-fotos.
WxAstroCapture, Audela e oaCapture são usados para fotografia da Lua e planetas, enquanto CCDciel, GoQat, OpenSkyImager, Audela e Kstars são usados para tirar fotos de objectos do céu profundo. O suporte de câmaras digitais é feito através da biblioteca libgphoto2. Também é utilizado pelo Entangle, um programa de controlo de câmaras e por uma das drivers INDI. O processamento de imagens astronómicas é feito com o AstroimageJ, o Siril, o THELI GUI, Lxnstack, ImPPG, GCX, C-Munipack, Stackistry, Regim e MicroObservatoryImage. Os programas SAODS9, fv FITS Editor, APT, Aladin, nip2 estão instalados para análise e edição *.FITS .
Para procurar e explorar estrelas variáveis, há dois programas incluídos, o C-Munipack e o Vstar. O Observation Manager (Gestor de Observações) serve como planificador de observações e livro de registo.
Leia mais na Documentação.
O disco “Astronomia Linux 16.04” 64-bits, é de descarga, distribuição e uso livre.
Página do Facebook: https://www.facebook.com/astronomylinux/
News: https://twitter.com/AstronomyLinux/